quarta-feira, 30 de julho de 2008

Restauração Giannini Minim Mighty (1º)

Recordando trabalhos antigos então, segue um relato da restauração do primeiro Minim Mighty que eu peguei.
obs: já foi vendido.

O chassis tava todo enferrujado, faltavam os knobs, tinha um capacitor eletrolítico no lugar da vávula
retificadora, os potenciometros nao eram originais e o circuito tava todo mexido, concluindo,
muito trabalho pela frente (que bom).


Essa foto mostra o chassis depois de um tratamento à base de pó de vidro. Uma máquina meio que jateia pó de vidro em cima do chassis arrancando toda a ferrugem. Depois de uma pintada pra evitar que a ferrugem volte, o chassis ficou assim. Troquei os potenciometros, os soquetes, botei um soquete pra válvula retificadora. Pintei os trafos e botei uns knobs que eu tinha encostado.


O gabinete estava se esfarelando, tive que fazer uma capa de cola pra segurar os farelo. Fiz uma nova tampa pro falante -
o original era de 8 polegadas, troquei pra 10 polegadas. O cabo de energia tava todo podre - foi direto pro lixo.
Colei o curvim em vários lugares onde ele estava se descolando. Nesta foto nao aparece mas a tampa traseira
veio junto com o amp. AAaa sim, e veio junto um pedal original da giannini pra acionar o vibrato. Detalhe que
o pedal nao pode ser tirado fora - o fio é soldado dentro do chassis :)

Aqui dá pra ver a tampa traseira e o gabinete depois de uma boa limpeza e colagem do que tava solto. Já ta com o falante de 10 polegadas Novik (achei um de 1972 encostado, nada mas conveniente prum amp dos anos 60). Encomendei junto a um serralheiro as tirinhas metalicas que seguram os parafusos em cima do amp. Os parafusos tive que comprar também. Podemos ver na direita do chassis um knob e um jack. O knob é o controle de velocidade do vibrato (originalmente nao tinha ehehe). O jack é pro pedal do vibrato.
A tampa do falante tava super inchada. Deve ter pegado muita humidade. Da pra ver que faltam os knobs, os potenciometros sao diferentes. O amp tava uma sujeira só. Tive que tirar a tela da tampa do falante e dar uma boa esfregada no tanque ehehe. Saiu um monte de barro.


Ficou bem legal o visual. O som também. Coloquei uma tira branca em volta da tampa do falante.


Gravei um vídeo de demonstração do amp, quem quiser assistir:
http://www.youtube.com/watch?v=rrQ-jjdBNyY

5 comentários:

Jean disse...

Olá Henrique. Meus parabéns pela restauração do Mini Mighty. Tenho um desses e ele se encontra num estado muito semelhante ao da primeira foto. Quanto você acha que cobraria nessa restauração? E aproximadamente, quanto tempo você levaria para resraurá-lo?
Estou indo para PoA no dia 9 de outubro.
Parabéns novamente pelo serviço e abraço!

Henrique Falcao disse...

Entre em contacto pelo meu email hikeblues@gmail.com que trocamos uma idéia sobre isso. Abraço!

Unknown disse...

ola, bela restauração cara!!! ai tenho um minim mighty num estado semelhante, que esta comigo a uns 16 anos. Ele é todo original menos o falante. Mas o meu problema é que eu emprestei ele a um amigo e desde então ele liga mas não sai som e gostaria de restaura-lo, mas com minhas proprias mãos. Poderia me dizer onde acho o esquema eletrico por favor. obrigado e abraços Elton
eltonbathory@hotmail.com

Unknown disse...

Henrique, vc trocou o falante de 8" por um de 10".. ok mas caberia um de 12"?

Unknown disse...

Olá amigos. Estou com um minim myght mas sem as as válvulas. Alguém sabe quais são ou alguém tem um esquema?
Acho essas válvulas no mercado livre?
Agradeço