terça-feira, 28 de outubro de 2008

Conserto Duovox 120G (1º)

Buenas!

Fiquei um belo tempo fora do ar mas estou de volta. Não me faltou trabalho neste período - muita prova na faculdade e alguns amps ehehe. Vou relatar aqui o conserto de um duovox 120G que arrumei em setembro.



O problema básico do duovox é a tensão da fonte b+. "De fábrica" ele vem com quase 800Vdc (ouch!) e isso ligado em 110V, imagina ligado nas tomadas de 127V de hj em dia.. . Na época, este amp vinha com valvulas RCA que aguentava alguns meses esta tensão, mas as sovteks de hj não aguentam 2 segundos. Existem algumas soluções para este problema:

1 - Trocar o transformar de força original por um com as tensões corretas. Esta é a alteração ideal mas sai relativamente caro pra quem compra um duovox...

2 - Tirar o dobrador de tensão da fonte. Esta alteração é a mais comum, porém o amp fica com menos de 80 Watts de potência (fica com uns 430... 440VDC nas placas quando ligado em 127V). No caso do amp ser para guitarra é até interessante, pois com menor potencia se chega a uma saturacao de power mais fácil. No caso de amp de baixo, nao é muito bom, pq distorce muito...

3 - Usar alguma valvula que aguente os 800V (em tomadas 110v) o que é meio complicado de se conseguir.. mesmo as melhores el34 sofrem com esta tensão..

No caso deste amp aqui, eu optei por tirar o dobrador, visto q o amp é para guitarra e o dono dele realmente iria utilizar este amp com guitarra. A placa da fonte original estava toda detonada e tive que colocar alguns ilhoses nela para firmar os componentes. Fiz uma placa para colocar os capacitores eletroliticos da fonte ( os originais obviamente foram pro lixo. Abaixo 2 fotos mostrando os capacitores originais e o amp com a placa e capacitores novos:





Algumas outras alterações que fiz:

- Este amp vem com 1 saída de 4 ohms instalada. Instalei as outras saídas de 8 e 16 ohms ( o trafo de audio já vem com os taps de 4 8 e 16 ohms só que apenas a de 4 está ligada num jack de saída).

- Troquei os outros capacitores eletrolíticos (catodos)

- Instalei valvulas novas na saída

- Blindei o gabinete (coloquei uma foto abaixo). Pode parecer bobagem isso, mas faz uma grande diferença no ruído do amp.

8 comentários:

Eduardo Lourenço disse...

boa tarde Henrique,

meu nome é Eduardo lourenço, fabrico case/estojos e tambem faço reformas em cabeçotes, caixas e fabrico case,
estou reformando meus dous valvulados 1 tremendao e o duovox 150B este ultimo foi reformado o trafo do altofalante fizerao a sacanagem de re enrolar ele com fio de aluminio rsrsrssr agora estou a procura das caracteristicas deste trasformador para eu mandar alguem de confiança re enrolar, vc pode me dar uma ajuda?

Abraço

Anônimo disse...

oi amigo, estou reformando um duovox 150g
tenho pouco conhecimento, sobre eletronica mas pretendo trocar os soquetes, capacitores eletrolidicos, mais alguma coisa que apresentar defeito, mas o que realmente me perturba e a questao do bias destes amplificadores, gostaria de saber como retirar o dobrador da fonte para diminuir a potencia.

Henrique Falcao disse...

Em resposta ao comentário anônimo: para consertar amplificadores e outros equipamentos eletronicos recomendo que antes faça algum curso de eletronica para aprender o ofício. Estes aparelhos são dotados de tensões que podem causar até a morte. Caso nao queira fazer um curso, aconselho que procures um técnico em sua cidade que saiba fazer manutenção em amplificadores valvulados. Abraço!

BlogandoNet disse...

boa noite. Eu me chamo saulo e estou com um amplificador como esse aqui. Consegui ja coloca-lo para funcionar mas gostaria muito de fazer esse trampo que vc fez de eliminar o dobrador de tensão. Eu sou um especulador se tratando de eletronica mas decidi que eu mesmo farei os devidos reparos. Vc poderia e ajudar com as inforações um pouco mais detalhadas desse procedimento? Agradeço desde já.

Henrique Falcao disse...

Siga o esquema do Tremendão com 2 diodos na retificação da fonte B. Caso não entendas o esquema, leve a algum técnico que ele faz para vc. Abs!

Rubem disse...

Boa noite pessoal, tenho um Duovox 120B, posso ligar minha guitarra neste amplificador ?

aguardo retorno,
abraços

guingo handmade disse...

Caso vocês necessitam, eu monto um redutor externo de voltagem. Entra 127, e sai 110. Do tamanho de um estabilizador de pc. Resolve o problema acima.

guingo handmade disse...

Não basta diminuir a HT... O filamento vai pro saco em 127.